Quando tinha apenas 9 anos de idade, me deparei com um livro que iria mudar minha vida. "Toque" era um curso de violão e guitarra vendido em fascículos nas bancas. Era basicamente uma tradução do "Guitar Book", do Ralph Denyer. Por uma sorte meu pai comprou todos os fascículos, na intenção de aprender a tocar violão, o que infelizmente acabou nunca acontecendo.
Na época, morávamos em Resende, interior do Rio de Janeiro, e eu dividia minha infância entre Atari, BMX, e jogar bola na rua com a molecada. Meu pai, funcionário de uma multi nacional, acabou sendo transferido para a fria cidade de Rochester, Nova Iorque, onde moramos por quase 2 anos. Na época a MTV americana dava seus primeiros passos, e eu assistia com fascinação clipes de AC/DC (You Shook Me All Night Long), The Clash (Rock The Casbah), Van Halen (Jump, Hot For Teatcher) e a tosca Twisted Sister. O clipe de "We're Not Gonna Take It" traduzia bem o que eu queria fazer na época. O garotinho tocando aquela Stratocaster Vermelha, respondendo à pergunta do adulto:
- "Who are you, what do you wanna do with your life?" (Quem é você, o que você quer fazer com sua vida?)
- "I wanna rock!!!" (Eu quero Rock!)
E ao tocar um acorde na guitarra, o garoto jogava pra longe o adulto! Sim, aquilo era vida. "That's the way you do it, you play the guitar on the MTV". Eu ali já sabia muito bem o que queria: tocar guitarra!
Pros meus pais aquilo parecia mais uma moda da infância, assim como minha Bicicross, meus Transformers, Legos... Não consegui minha guitarra.
Foi então que o livro entrou na minha história. Ali estava tudo que precisava aprender para tocar guitarra, pra fazer parte daquele mundo. Numa época onde não existia internet, "Toque" era uma bíblia salvadora, com todo o tipo de informação que eu precisava. De instrumentos à guitarristas, de efeitos à regulagens de guitarras, o livro era minha salvação. Devorava aquelas informações, enquanto simulava performances com raquetes de tênis e guitarras de papelão, enquanto não convencia meus pais à comprar uma guitarra.
Meus pais ainda não estavam convencidos. Para tocar guitarra, teria que aprender violão, foi o que disseram. Eu ainda não me dava por vencido. E foi assim que, utilizando as informações do livro e seus disquinhos com aulas, dei meus primeiros passos na música. Com a ajuda do livro, aprendi violão. Com muito esforço e paciência dos vizinhos, fiz meus primeiros acordes e toquei "Asa Branca" no violão da minha mãe. E no meu aniversário de 11 anos finalmente ganhei minha sonhada guitarra.
Contei essa pequena história pra ilustrar como o acesso à informação pode mudar completamente o rumo de nossas vidas. Imagino como seria minha vida hoje se meu pai não tivesse comprado o tal livro. Provavelmente nunca teria aprendido a tocar violão e teria uma vida completamente diferente da que tenho hoje. Talvez hoje trabalhasse num escritório, e me recordasse deste sonho distante de infância de um dia tocar guitarra.
Infelizmente na minha vida não me deparei com nenhum livro que me ensinasse sobre o show business e a vida dentro de uma banda aqui no Brasil. Tive que aprender tudo do zero, cometendo erros e acertos, seguindo muitas vezes a intuição, e quebrando a cara diversas vezes. É lógico que viver de música não é como aprender a tocar violão. Não existe uma fórmula, não existe um curso. Mas com certeza minha vida seria mais fácil se muita informação que demorei anos pra adquirir me fosse colocada disponível por outros que trilharam o mesmo caminho. Infelizmente não tive um tutor, alguém em que pudesse me apoiar nos ombros e enxergar na frente. Muito pelo contrário. Encontrei mais barreiras do que caminhos pavimentados, mas mesmo assim não me abati e segui em frente (e até hoje sigo nesta constante escalada de obstáculos). Mas nem todo mundo tem essa determinação (ou essa paciência), e durante esses anos vivendo de banda e de música vi muita gente talentosa desistindo. Não os culpo, pois realmente é difícil. Mas penso em como tudo poderia ser diferente se essas pessoas tivessem acesso à informações valiosas de como se organizar como banda, de como funciona o mercado, de como se posicionar, enfim, informações que os ajudassem nesta difícil vida de artista.
Foi desse ponto que partiu a idéia desse Blog. Depois de anos recebendo e-mails de pessoas que estão começando e querem um caminho das pedras, resolvi organizar os conhecimentos que adquiri durante esses anos pra quem tentar ajudar quem busca respostas neste nosso louco mercado de música brasileiro. A idéia é passar adiante a informação, e o que eu não souber, vou tentar buscar de pessoas que saibam. Farei entrevistas com outros artistas, produtores e empresários, e vou postá-las aqui. Conto com a colaboração e crítica de vocês leitores!
Quem sabe um dia possa organizar isso em um livro, sem a pretensão de ser um livro definitivo como foi "Toque" pra minha vida, mas algo que possa ajudar outros músicos, artistas, produtores, DJs, empresários, e quem quer viver de música, a ser organizar de uma forma mais produtiva e profissional.
Até o próximo post!

Conte comigo para divulgar esse blog!!!!!
ResponderExcluirTô com você nessa jornada de aprendizado.
ResponderExcluirBlog muito bem vindo! Sempre senti falta desse tipo de informação e por isso, dentro da minha área mais técnica, fui aprendendo-fazendo.
Sucesso! Abraço
Pow primão...mandou muito bem nessa sua idéia!!!Pow eu ainda to nessa e agora to afim de evoluir mais nisso,ficar mais por dentro do que está acontecendo nos "bastidores".rss E tenho certeza que vai ajudar não só a mim,como a muita gente que tem o mesmo sonho!
ResponderExcluirPow acho que nunca falei isso,mas eu me espelho em vc,na sua força de vontade e na sua luta pelo sonho...eu sempre falou pros meus amigos isso e mostro seu exemplo,que a gente não pode desistir...temos que seguir em frente sempre!!!
Abração
Ass:Markinho
Adorei a história e a iniciativa do blog. Parabéns!
ResponderExcluirConte comigo e com o resto do FCO para divulgar... Já vou até começar :)
Beijos.
Amei a história..*-*
ResponderExcluirbeeijo..
Gostei mto da história tbm... *-*
ResponderExcluirO blog.. Ain, mto massa!
beeijo :**
Obrigado galera! :)
ResponderExcluirPô James, que legal essa sua idéia desse blog. Vá em frente, pois está muito bom.
ResponderExcluirAbraços do amigo,
João Glicerio.
James, fico feliz pela sua idéia e desejo que ela sirva a muitos iniciantes em seus sonhos. Mais feliz ainda por colocar seu pai ( meu amigo )como uma pessoa que acreditou em você e te ajudou. Isso é o primeiro passo para o sucesso, ou seja; gratidão. Grande abralo e sucesso. Deigner
ResponderExcluir